Quando realiza-se uma operação laparoscópica, uma pequena câmera é inserida no abdômen permitindo que o cirurgião conduza e visualize a cirurgia através de um monitor de vídeo. A câmera e os instrumentos cirúrgicos geralmente são inseridos por pequenas incisões feitas na parede abdominal.
Os procedimentos laparoscópicos para a cirurgia da obesidade utilizam os mesmos princípios da via convencional (“aberta”) e produzem perda de excesso de peso da mesma forma.
Comparada à cirurgia aberta, alguns benefícios da cirurgia laparoscópica incluem:
O grampeamento é utilizado para criar uma pequena bolsa na parte superior do estômago que restringe a quantidade de alimento capaz de ser consumido. Tem o tamanho aproximado de uma caixa de fósforos.
Uma parte do intestino delgado é desviada retardando a mistura do alimento com os sucos digestivos para evitar a absorção calórica completa.
Resultados:
Média de 35-40% de perda de peso após um ano de cirurgia.
96% de certas co-morbidades, tais como dor nas costas, apnéia do sono, aumento de pressão sanguínea, diabetes tipo II e de pressão diminuíram ou foram curadas.
Em muitos casos, os pacientes relataram uma sensação precoce de saciedade combinada com uma sensação de satisfação, que reduz a vontade de comer.
Retirada-se cerca de 70% do estômago, preservando a passagem do alimento pelo duodeno e demais partes do intestino, sendo portanto, mais fisiológica, com menos efeitos colaterais.
É uma cirurgia puramente restritiva, porém tem seu efeito hormonal, pois reduz a produção da grelina, responsável pelo estímulo do apetite.
Resultados:
Proporciona cerca de 25-30% de perda do peso inicial, podendo haver pacientes com menor ou maior perda de peso.
Dependendo do comportamento alimentar do paciente, é grande o risco de reganho de peso após algum tempo.
Hérnia de Hiato é a protrusão ( deslocamento de um orgão da sua posição original ) para o tórax de uma víscera abdominal através do orifício no diafragma chamado Hiato Esofágico.
Este orifício normalmente permite a passagem do esôfago, do tórax ao abdome. O problema é que a víscera normalmente envolvida neste processo é o estômago.
Sintomas: Refluxo do conteúdo gástrico para o esôfago. Em condições normais, este refluxo acontece em pequenas quantidades. Quando o refluxo aumenta, pode acontecer a inflamação da mucosa esofágica, que se apresenta na forma de dor - geralmente em queimação - localizada na parte central do tórax, além da regurgitação de alimentos.
É importante salientar que o refluxo pode ocorrer na presença ou na ausência da hérnia hiatal. Entretanto, a principal causa da doença de refluxo gastro-esofágico é a hérnia de hiato diafragmático.
Complicações: Se não tratado, o refluxo constante pode levar a várias complicações como úlcera, hemorragia, estreitamento do esôfago, pneumonia, bronquite e até mesmo um aumento de risco de câncer de esôfago.
Diagnóstico: O diagnóstico de hérnia hiatal é confirmado através de endoscopia e radiografia de contraste. A presença da lesão no esôfago é diagnosticada por meio de endoscopia e biópsia. Outro exame muito utilizado é o monitoramento do "pH" esofágico para confirmar a presença de refluxo.
Tratamento:
Clínico
O tratamento clínico é aplicado quando o refluxo é pequeno. O objetivo é reduzi-lo com alteração da dieta, orientação postural, medicamentos anti-ácidos e pró-cinéticos. No caso de refluxo intenso ou sintomas persistentes ou ainda no insucesso do tratamento clínico, opta-se pela cirurgia.
Cirúrgico
A cirurgia consiste em corrigir a hérnia, corrigir as dimensões do hiato esofágico e criar uma válvula que proteja o esôfago do refluxo gástrico. Na maioria dos casos, pode-se realizar a cirurgia por via laparoscópica, com todas as vantagens deste método.
A vesícula biliar é o órgão responsável por concentrar e armazenar a bile, líquido produzido pelo fígado que é liberado no intestino durante a passagem dos alimentos participando efetivamente da digestão.
A formação de cálculos (pedras) na vesícula biliar pode ocorrer ocasionalmente.
É mais comum em mulheres, obesos, diabéticos e idosos, mas há casos registrados em jovens, não obesos e homens.
Sintomas: Episódios de dor abdominal em cólicas, principalmente após a ingestão de alimentos gordurosos.
Diagnóstico: O diagnóstico é feito através dos sintomas e confirmado com a realização de ultra-sonografia abdominal.
Tratamento: Com o diagnóstico confirmado, o tratamento é a colecistectomia (retirada da vesícula biliar). Na maioria dos casos essa cirurgia pode ser realizada por via laparoscópica, com as vantagens de proporcionar período de internação reduzido, menos dor no pós-operatório e retorno mais rápido às atividades pessoais e profissionais.
Hérnia é a protrusão (abaulamento) de uma parte do organismo que se exterioriza através de uma fraqueza natural ou adquirida.
O conteúdo das hérnias é constituído, habitualmente, por alças intestinais e o grande problema é quando não conseguimos reduzir o conteúdo das hérnias tratando-se então de uma complicação cirúrgica emergencial.
Tipos :
Tratamento: O tratamento das hérnias é cirúrgico, podendo ser agendada pelo médico eletivamente desde que não seja uma hérnia encarcerada ou estrangulada.
Nos dias de hoje, com técnica operatória bem definida e materiais de sutura de ótima qualidade, os resultados da cirurgia são muito bons tendo um índice de recidiva que pode variar de 0,5 a 3,0 %.
Em alguns casos ,quando existe uma fraqueza importante no local da hérnia, sua correção pode utilizar próteses sintéticas.
Se não conseguir encontrar uma resposta à sua pergunta, envie-nos um email para .
Adicione uma resposta a este item.
Adicione uma resposta a este item.
Adicione uma resposta a este item.
Caros pacientes, vocês são muito importantes para nós e por este motivo, ficaríamos contentes em receber a sua visita durante nosso horário de atendimento.
Avenida Fagundes Filho 191, São Paulo - São Paulo, 04304, Brazil
Telefone: 11 5051-1631
Aberto hoje | 09:00 – 17:00 |
Clínica Gastro Health
Copyright © 2024 Clínica Gastro Health – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por GoDaddy
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.